O que até agora conhecíamos como Bluetooth 4.0, mudou de nome. Para quem não sabe muito sobre as especificações, esta versão inclui os protocolos Bluetooth Classic (que todos conhecemos), Bluetooth high speedy (baseado em Wifi) e, o mais importante de tudo, Bluetooth low energy, que é uma característica de conexão sem fio através de ondas de rádio. Usa pouca energia de consumo e latência, e funcionará com dispositivos em uma distância curta de até 50 metros.

 

 

 

 

De agora em diante o Bluetooth 4.0 passa a se chamar Bluetooth Smart. Segundo Michael Foley (o diretor da Bluetooth SIG), Bluetooth Smart e os dispositivos Bluetooth Smart Ready revolucionarão a maneira na qual coletam, usam e compartilham informação.

A ideia por trás dessa mudança não é nada mais que ajudar as pessoas que não estão tão relacionadas com a tecnologia, a entender bem do que se trata e com o que é compatível. O que quer dizer isto? Os dispositivos que permitem o uso dessa tecnologia, como o iPhone 4S ou o Motorola RAZR, serão conhecidos como Bluetooth Smart Ready, para que os potenciais usuários o relacionem. Em vez de colocar 4.0, colocaram Smart, simples assim.

Nada do outro mundo, se bem que muitos provavelmente consideram que esta mudança de nome não seria necessária, mas é certo que para algumas pessoas não tão amigas da tecnologia, isto tornará muito mais simples e deduzível.