Hardware

A IBM afirma ter produzido o primeiro chip de 7 nanômetros (nm) do mundo, chegando bem na frente dos seus rivais, graças a avanços na sua tecnologia de chips. Os fabricantes de chips agora estão produzindo processadores de 14nm, e o próximo grande projeto da Intel e outras empresas tem sido o chip de 10nm. A IBM, em seu anúncio de hoje, 9/7, abriu o caminho de desenvolvimento para a indústria. Um chip de 7nm terá cerca de quatro vezes mais transistores na mesma área de um chip de 14nm, afirmou o diretor de pesquisas da Envisioneering, Richard Doherty. Para criar seus chips de teste de 7nm com transistores funcionais, a IBM realizou “mudanças fundamentais” nos materiais usados para criar o chip, além de ter adotado novas técnicas de litografia, afirma o VP de tecnologia de semicondutores da IBM, Mukesh Khare. Uma questão chave é se a IBM conseguirá levar sua tecnologia para a produção comercial, afirma o analista da Endpoint Technologies, Roger Kay. Para a IBM, o que vem a seguir é a “parte difícil” por causa do custo e da complexidade do equipamento necessário para a produção em massa, afirma.
A Sony acabou com as especulações sobre o PlayStation 4 iniciadas em fevereiro, quando apenas disse que o revelaria. Durante a feira de games E3, ontem à noite, confirmou que o console custará US$ 399 nos EUA, US$ 100 a menos que o rival Xbox One. Não se sabe, porém, quando ele chega ao mercado.

Leia mais...

O que até agora conhecíamos como Bluetooth 4.0, mudou de nome. Para quem não sabe muito sobre as especificações, esta versão inclui os protocolos Bluetooth Classic (que todos conhecemos), Bluetooth high speedy (baseado em Wifi) e, o mais importante de tudo, Bluetooth low energy, que é uma característica de conexão sem fio através de ondas de rádio. Usa pouca energia de consumo e latência, e funcionará com dispositivos em uma distância curta de até 50 metros.

 

 

 

Leia mais...

Rádio definido por software

Pesquisadores da Unicamp, desenvolveram um sistema de comunicação que aumenta a velocidade de transmissão e a quantidade de dados enviados e recebidos por meio de conexões sem fio, ou wireless.

O sistema atende ao futuro sistema celular de quarta geração - atualmente os celulares estão na terceira geração - que permitirá utilizar vídeo de alta definição em tempo real e que prevê o uso do MIMO (Multiple Input e Multiple Output).

O trabalho segue uma linha de pesquisas que ainda está em desenvolvimento em nível internacional, não havendo ainda um padrão estabelecido para como essas futuras comunicações serão feitas.

Gustavo Fraidenraich e Cláudio Ferreira Dias projetaram um sistema de comunicação com múltiplas antenas (2x1), duas de transmissão e uma de recepção.

A comunicação usa o protocolo RDS (Rádio Definido por Software), que utiliza um programa de computador para substituir partes físicas de um rádio tradicional, o que facilita muito a adaptação do hardware a diferentes necessidades.

 

Leia mais...

Uma pesquisa feita pelo Google e divulgada nesta segunda-feira, 3, revela que mais de 1 bilhão de pessoas já acessarão a internet dos seus telefones celulares. Esse número representa aproximadamente 20% dos cinco bilhões de usuários de telefones móveis ao redor do mundo.

Os números mostram a clara expansão do mercado de mobilidade, indicando que os usuários estão trocando os desktops e notebooks pelos smartphones para acessar a internet. A melhoria da velocidade das conexões (em alguns países), o preço competitivo e as propostas de aparelhos mais intuitivos com navegação na web mais completa são alguns dos motivos para esse crescimento do acesso à internet pelo celular.

 

Leia mais...